top of page

Case: Cultiveae




Hoje, vamos apresentar a vocês a Cultiveae. Esta é uma Startup sediada em Salvador, a capital da Bahia, e que aos poucos vem ganhando espaço no mercado de hortaliças gourmet. Vamos conhecer um pouco mais sobre a empresa e como chegaram até aqui.


HISTÓRIA

É uma Startup fundada em 2020 liderada por Brena, Aldi, Luisa e Rodrigo, e tem como um dos objetivos principais a aproximação do conhecimento para a sociedade. O quarteto se conheceu há muitos anos através de estudos e pesquisas de pós-graduação. Com o tempo perceberam que produtos e trabalhos realizados por lá, em sua maioria, são direcionados para a academia. Muito devido à paixão advinda da educação e pelo ensino, saber que havia esse distanciamento era perturbador. O conhecimento adquirido era “retido”, criando distanciamento da sociedade, ao mesmo tempo que a ciência é feita para cientistas. A partir daí, uma inquietação surgiu.

Contatos com empreendedorismo foram despertando a curiosidade e motivando o empreendedorismo, trazendo a vontade de empreender. Porém, foi somente alguns anos depois, em 2018, que as ideias foram surgindo e se tornando concretas. A Cultiveae surge oficialmente em novembro de 2020, com alguns projetos engatados, sonhos e propósitos semelhantes. Hoje a Startup está sediada no Parque Tecnológico da Bahia em Salvador, onde concentram a maioria das suas operações. Desde então, vem crescendo e aumentando sua atuação.


PRODUTOS: HIDROPONIA, CULTIVO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

O primeiro produto que surgiu foi a "Horta Íris". Trata-se de uma solução de cultivo hidropônico para pequenos espaços. De forma resumida, hidroponia consiste em um tipo de cultivo sem solo, em que as raízes ficam em contato direto com uma solução nutritiva diluída em água. A horta é artesanal, sustentável e de cultivo facilitado, podendo ser cultivadas até 5 variedades num mesmo local.

Também, há um projeto educacional através da venda de hortaliças em kits prontos para crianças e escolas chamados “Minha Hortinha”. A intenção é promover o consumo consciente e alimentação saudável através da educação nutricional. Através dos kits, mais de 4 mil pessoas já foram impactadas.

Porém, o carro-chefe da empresa hoje é a venda de microverdes. Durante seu desenvolvimento, quando começam a emergir do solo, as plântulas se tornam broto, microverdes, baby leaf, até chegar à fase de plantas adultas propriamente ditas. Os microverdes, por sua vez, são plântulas em fase de desenvolvimento entre 5 a 10 cm de comprimento que apresentam o primeiro par de folhas, iniciando assim o processo fotossintético. São até 60x mais nutritivas do que as folhas e verduras maduras, sendo assim uma boa alternativa à dieta saudável.

São comercializados hortaliças e vegetais variados na fase de microverdes, frescos e prontos para consumo. Algumas das variedades produzidas são: beterraba, mostarda, rúcula, coentro, couve, repolho roxo e cenoura.


Em destaque, microverdes prontos para consumo (variedades de beterraba, rúcula, coentro e mostarda)

 

RESULTADOS

As atividades foram iniciadas em abril desse ano, e desde então, houve uma expansão produtiva através de um trabalho extremamente satisfatório focado em comercial e expansão produtiva que permitiu aumento significativo em vendas mês a mês. Hoje, há clientes fixos que, juntos, somam cerca de 2,5kg de microverdes semanalmente. No mês de outubro, as vendas ultrapassaram 11kg de cultivos, o que fez com que a empresa chegasse ao ponto de equilíbrio após apenas seis meses de operação e validação. Em novembro, um número ainda maior de vendas está sendo estabelecido.

A atuação da Brasbiotec através do Hub de Inovação foi crucial para esse desenvolvimento. Não somente durante a estruturação empresarial, como também nas suas etapas de crescimento e promoção de produtos e serviços. A partir de 2023, através de uma gestão mais estratégica, foi possível acelerar e otimizar processos em busca de melhorias com o estabelecimento de metas e planos de ação.

A Brasbiotec ofereceu suporte individualizado que permitiu uma maior clareza financeira e a visualização de um caminho a ser seguido. E a intenção é potencializar cada vez mais essa atuação.


PROPÓSITO E VISÃO DE FUTURO

Em consonância com as ODS 3 e 12, a Cultiveae busca focar na sustentabilidade, ao mesmo tempo oferecendo um produto muito mais nutritivo que as plantas em fase adulta. Assim, há promoção da saúde e do bem estar, principalmente através de ações realizadas em ambientes escolares e estudantis.

A empresa também tem preocupação com o impacto que quer gerar através dos seus produtos e serviços. Acreditam que gerar impacto é transformar uma realidade e com isso visam gerar impacto positivo utilizando a educação e o compromisso socioambiental. Trazer conhecimento de forma simples e duradoura, transformando e construindo mentes que priorizem a sustentabilidade na sociedade.

Agora que a empresa está caminhando bem, o time vislumbra trilhar um caminho mais longo. Com a atuação expandida em sua sede, desejam criar a maior fazenda vertical de Salvador, produzindo e trazendo à mesa dos brasileiros toneladas de cultivos frescos e saudáveis, além de educação nutricional e sustentabilidade para os centros urbanos da cidade e do Estado.



CONTATOS

INSTAGRAM: @cultiveae @cultiveae.ciencia;

EMAIL: contato@cultiveae.com;

WHATSAPP: 71 99672-2878.

16 visualizações

Comments


bottom of page