Microalgas - Cenários e Oportunidades

As microalgas podem ser encontrados nos mais diversos ambientes, que variam dos ambientes aquáticos como rios, lagos e oceanos, até mesmo em solos e em reservatórios de plantas armazenam água como as bromélias.


As diferentes espécies de microalgas, podem variações na composição que podem variar de espécie para espécie, ou até mesmo a depender das condições ambientais onde são encontradas. Na imagem acima podemos observar 12 diferentes espécies de microalgas em uma placa de 24 poços.

Devido a sua diversidade de composição, a cada dia que passa as diferentes indústrias vem buscando aplicações para as microalgas e seus componentes, estando presente desde a produção de biocombustíveis, até no desenvolvimento de medicamentos.

A viabilidade econômica da aplicação dos produtos originários da biomassa de microalgas está diretamente relacionada com a sua aplicação. Onde O mercado mais atrativo é o de fármacos e cosméticos, onde é possível através de uma menor capacidade produtiva obter os melhores retornos econômicos. Neste mercado geralmente é necessário um investimento mais elevado, a fim de permitir a extração e purificação dos compostos de interesse.

Logo após o mercado de fármacos e cosméticos está o mercado de alimentos, onde devido a rica composição em nutrientes e vitaminas, as microalgas são consideradas um superalimento, tendo uma grande concentração de proteínas e compostos que regulam o organismos e auxiliam no ganho de produtividade e perda de peso. Neste mercado as duas espécies que mais se destacam é a Spirulina e a Chlorella, que já são facilmente encontradas no comercio online e em lojas de produtos naturais. Além da necessidade intermediária da capacidade produtiva, este mercado oferece um retorno financeiro satisfatório, servindo em muitos casos de entrada no mercado para pequenos produtores, que conseguem produzir uma biomassa com qualidade.

Dois últimos potenciais mercados, que requerem uma grande capacidade produtiva, e estão associados a um baixo valor de mercado do produto é a aplicação para a produção de ração animal e os biocombustíveis. Ambos os mercados apresentam produtos substitutos que possuem um baixo valor de mercado, reduzindo a margem de lucro dos produtos de origem microalgal, tornando em muitos casos inviável economicamente a sua aplicação.

Ao longo dos últimos anos muito tem se avançado em relação as tecnologias de cultivo das microalgas, permitindo cada vez mais aumentar a produtividade por área, ao mesmo tempo que se reduz os investimentos de instalação sem perder a qualidade do processo, sendo este um dos mercados considerados promissores pela Brasbiotec, a qual pretende lançar em 2019 o seu primeiro suplemento a base de microalgas.


0 visualização

Salvador, Bahia, Brasil

Envie sua Mensagem