top of page

O que é uma Startup?

Sabe-se que, ao longo do tempo, a economia e o mercado são moldados através do surgimento de novas tecnologias. Diante disso, empresas e grupos empresariais têm sido alterados (por vezes propositalmente ou até involuntariamente) para se adequar às mudanças e não perder o jogo. Um exemplo recente foi o surgimento do Pix. Em poucos meses, se alastrou pelo Brasil inteiro e cada vez mais os consumidores davam preferência a essa maneira facilitada de realizar pagamentos, fazendo com que o comércio, desde microempresas até as multinacionais- se adaptassem ao Pix. Hoje é utilizado mais de 150 milhões de vezes por dia.


Um outro grande marco nessa transição foi o surgimento da Internet na década de 90 e todos os seus desdobramentos, consequências, efeitos e evoluções. Sabemos que essa descoberta trouxe inúmeros efeitos na vida das pessoas, mas em relação à economia, houveram mudanças significativas que incentivaram a evolução do comércio. A internet formou um ambiente novo onde a criação e a inovação era possível, favorecendo o surgimento de novos modelos de negócios. A forma como as empresas criavam, entregavam e capturavam valor mudou rapidamente. Transações comerciais, desde então, passaram a ser modificadas e surgiram empresas baseadas no ambiente virtual.


Startups são o modelo de organização empresarial mais recente que tem acompanhado a evolução e as mudanças ocorrendo em relação a novas tecnologias e ao mercado. Estas, são como “modernizações” das empresas tradicionais. Mas, como algumas pessoas confundem, não é só chamar a empresa de Startup que estamos no jogo. Não existe um consenso sobre a definição específica do que é uma empresa desse tipo, mas podemos destacar alguns conceitos:

  • Ser um negócio repetível. Esse conceito tem bastante sinergia com o controle de qualidade, uma vez que refere-se à capacidade de entregar o mesmo produto inúmeras vezes, da mesma maneira, em escala e de forma ilimitada. Isso permite maior confiabilidade no seu produto e aumenta as chances de recompra.

  • Escalabilidade. Ser escalável significa ter capacidade de crescer rapidamente o negócio, sem que isso altere o modelo de negócio em vigor . Surge do conceito de que, para criar uma Startup, é possível começar de forma simples e ágil.

  • Utilização de tecnologias. Nesse modelo, é preferível utilizar as tecnologias ao nosso favor, a fim de que a operação possa ser escalada e otimizada.

  • Instabilidade. A maioria das Startups são inovadoras e não apresentam algum tipo de referência prévia, o que dificulta provar se o modelo de negócio é sustentável. Além disso, como elas resolvem problemas e se adequam a mudanças de mercado, é comum que isso exponha essas empresas a instabilidade e incertezas. É necessário, portanto, estar pronto para essas alterações e entender como contorná-las e se adaptar.

Conforme tudo que já falamos anteriormente, pode-se perceber que esse tipo de empresa busca conectar as mudanças de mercado com o seu empreendimento, adaptando-se a elas e favorecendo, assim, atingir objetivos e desenvolver o negócio. E por falar em sucesso, você sabe o que significa um unicórnio no mundo dos negócios? Esse foi um termo que surgiu no ano de 2013 para caracterizar uma Startup que é avaliada em 1 bilhão de dólares ou mais.


Atingir essa marca representa não só a validação do modelo de negócio e o resultado de um trabalho excepcional da organização em todos os aspectos empreendedores possíveis. Representa também a realização pessoal de entrar na lista seleta de empreendimentos que chegaram lá e zeraram o jogo.



Referências:


O que é uma Startup? Entenda o conceito de empresa. Educa mais Brasil. 01 de setembro de 2022. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/o-que-e-uma-startup-entenda-o-conceito-de-empresa

Entenda o que é uma Startup e seu impacto no mercado. Liga Ventures. 12 de setembro de 2022. Disponível em: https://liga.ventures/insights/artigos/entenda-o-que-e-uma-startup-e-seu-impacto-no-mercado/

0 visualização
bottom of page